Redação ENEM 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma grande porta de entrada para quem deseja realizar um curso superior de forma gratuita. Para isso, é necessário conhecer mais sobre a prova de redação ENEM 2019, suas especificidades, modos de avaliação, dicas, temas prováveis do ENEM 2019, temas anteriores e como ser bem avaliado na redação, que não é nada tão problemático e desse modo conseguir a sua vaga em uma faculdade pública.

Redação ENEM 2019

Redação ENEM 2019


Redação Enem 2019

Diferente das disciplinas onde a pontuação é baseada na Teoria de Resposta ao Item, à redação possui uma pontuação objetiva: vai de zero a mil. Ora, a importância básica da redação é que, se por acaso você zerar, você já nem irá para o SiSu, portanto, não chegará a concorrer pelas vagas.

Além disso, é critério de desempate para vagas nas universidades públicas e para concessão de bolsas de estudo em universidades particulares, ou seja, a redação é fundamental na prova do ENEM 2019, afinal, o requisito básico para um universitário é saber construir uma redação de maneira adequada.

Sobre a sua aplicação, em 2019 ela será aplicada no primeiro dia, dia 4 de Novembro, junto com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e as de Linguagens, com uma duração total de cinco horas e meia de duração.


Dicas para Redação ENEM 2019:

  • Ler bastante: jornais, revistas de conhecimentos gerais, livros, etc.
  • Praticar constantemente
  • Pegar temas de vestibulares anteriores ou do próprio ENEM e ir praticando.
  • Conhecer minimamente o tema da redação, para ter argumentos sólidos para o desenvolvimento da redação.

Possíveis temas de redação do ENEM: O ENEM trabalha com temas atuais e que estejam em constante discussão nas mídias. Alguns possíveis temas são:

  • A questão das notícias falsas, justamente por conta do que ocorreu recentemente nas eleições dos Estados Unidos e pelo fato de estarmos em ano de eleição presidencial.
  • Corrupção e ética: Considerando que estamos em ano de eleições presidenciais e constantes escândalos políticos aparecem na mídia, esse é um provável tema.
  • Intolerância: Com o crescimento de discursos de ódio em redes sociais e mídias, esse é um tema que o ENEM poderá levantar. Especialmente levando-se em conta que as minorias estão se mobilizando para combater esse tipo de discurso.
Dicar redação enem 2019

Dicar redação enem 2019

Fique atento: ao contrário da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio, que divulga o gabarito enem 2019, a redação só tem o resultado divulgado junto com a nota oficial do enem


Temas dos Anos Anteriores

 A persistência da violência contra a mulher no Brasil, os caminhos para combater intolerância religiosa e a publicidade infantil foram alguns dos temas que caíram nas provas anteriores da redação do Enem. É importante estudá-los para estar preparado, caso ele volte a ocorrer em 2019.


Possíveis Temas de Redação ENEM 2019

A redação do Enem normalmente é realizada no segundo dia de provas, a mesma sempre traz um tema atual da sociedade. Por isso, você deve estar atento e dentro das notícias, é muito importante também para que você tenha uma boa nota praticar a redação.

O tema do exame sempre será algo que está sendo ou deverá ser discutido pela sociedade, entre eles, estão assuntos que envolvem cultura, ordem social e científica e também a política.

Para quem anda se perguntando, alguns temas possíveis são:

  • Sistema de Segurança Pública;
  • Fake news nas redes sociais;
  • As novas formas de representação familiar;
  • Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira;
  • Criminalidade entre os jovens brasileiros;
  • A sobrevivência da cultura indígena no Brasil contemporâneo;
  • O combate as doenças epidêmicas;
  • Sistema prisional brasileiro;
  • Desafio no combate a homofobia no Brasil;
  • Os efeitos da cultura de ódio na internet.

Como se sabe a nota da redação do Enem conta muito no final, somada a nota das provas objetivas.

Abaixo você pode conferir alguns dos últimos temas da redação do exame:

  • 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”;
  • 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”;
  • 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Como é Avaliada a Redação do ENEM

São cinco competências em que o candidato é avaliado, e, em cada uma delas, a pontuação poderá ir de zero a 200.

São dois avaliadores por redação e a nota do Enem 2019 será uma média do valor atribuído por cada um deles, portanto, se um deles atribuiu 500 para a sua redação e o outro atribuiu 400, a sua nota final na redação será de 450 em 1000.

Os elementos avaliados são o domínio da norma culta, a compreensão do tema, se a seleção de informações se deu de maneira adequada ou foi apenas informações aleatórias, se a argumentação foi bem construída, e, por fim, a proposta de intervenção.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply