Inscrição ENEM 2019 – Local da Prova, Resultado, Inscrição

O ENEM 2019 é a porta de entrada para a maioria das universidades federais do País. Portanto, é um exame concorrido e que exige estudantes bem afiado com relação aos estudos. Ano passado, foram mais de 5 milhões de pessoas que prestaram a prova em dois domingos seguidos. A inscrição ENEM 2019 já está sendo uma das mais aguardadas, principalmente por quem deseja dar um rumo diferente à sua vida neste ano. Então, quer saber mais informações sobre as inscrição ENEM 2019? Leia o artigo abaixo.

O Enem é a principal porta de entrada para uma série de programas do Governo Federa, como o SISU, PROUNI, SISUTEC e FIES. Esses programas utilizam a nota do ENEM como critério de seleção de estudantes para o ensino superior, bolsas de estudo e financiamento estudantil.

Inscrição ENEM 2019
Inscrição ENEM 2019

Nesse artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Você vai conferir as datas de inscrição, os documentos necessários, quem pode participar, e como utilizar a sua nota do ENEM para participar dos programas de seleção do Governo Federal para o ensino superior.


O que é o ENEM 2019?

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem 2019, é uma prova criada pelo Governo Federa, em 1998, com o objetivo inicial de avaliar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

ENEM 2019
ENEM 2019

Com o passar dos anos, as administrações do Governo Federal perceberam que o exame sera uma excelente maneira de avaliar estudantes para seleção para programas sociais educacionais, como a distribuição de bolsas de ensino pelo Prouni. Com o tempo, o exame também passou a tomar o lugar do vestibular como critério de seleção para o ensino superior, através do SISU, o sistema de seleção unificado, que utiliza a nota do ENEM para selecionar estudantes para faculdades e universidades federais.


Como funciona

O Exame é realizado em dois dias de prova, aos domingos, compostos de provas objetivas e de uma redação com tema não divulgado previamente. O exame objetivo avalia 4 competências e habilidades distintas do estudante, e cada questão possui peso diferentes em cada competência. A redação, por sua vez, verifica o domínio do estudante sobre a língua portuguesa, e sua capacidade de argumentação e de expor ideias de maneira coerente.

A redação compões 50% da nota do enem, e as demais competências compõe os outros 50%. Vale lembrar, porém, que pelo SISU, as universidades Federais podem dar pesos diferenciados para a redação e para cada uma das competências da prova do exame, para selecionar estudantes mais aptos para as competências exigidas nos cursos superiores a que se candidatarem.


Como se inscrever no ENEM 2019

Se inscrever no ENEM 2019 é um processo simples, embora trabalhoso. Para tanto, o estudante deverá seguir as etapas abaixo:

Inscrição ENEM 2019
Inscrição ENEM 2019
  1. Primeiramente, o estudante deverá acessar o site do ENEM 2019 pelo seguinte endereço eletrônico: enem.inep.gov.br/participante.
  2. No menu do site, o usuário deverá clicar na opção “inscrição 2019”.
  3. Para iniciar o cadastro, o candidato deverá informar o cadastro de pessoa física (CPF) e também a data de nascimento.
  4. Nesta etapa, o estudante deverá preencher alguns dados pessoais, como número de identidade, sexo, nacionalidade, CEP, número, entre outros.
  5. Depois de preencher as informações pessoais, o usuário deverá ser encaminhado para área de “recursos”. Nesta etapa, você deverá marcar se necessita de algum atendimento especializado ou especifico para fazer a prova. O atendimento especifico diz respeito as gestantes, lactantes, idosos e alunos em classe hospitalar que, por motivos de saúde, estudam em unidades médicas.
  6. Na seção “prova”, o estudante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira no ENEM: inglês ou espanhol.
  7. Já em “Ensino Médio”, o candidato deverá informar sua situação sobre a conclusão do ensino médio, como tipo de escola, modalidade de ensino e a série que está sendo cursada.
  8. Ao final, ainda existe um questionário socioeconômico com 27 perguntas sobre você e sua família. Esse questionário serve para montar os perfis dos participantes do ENEM.
  9. Pronto, aos alunos que informaram que a conclusão do ensino médio será neste ano, o sistema irá isentar da taxa de inscrição ENEm 2019. Já os demais participantes deverão gerar o boleto de pagamento do ENEM 2019.

Requisitos do ENEM 2019

Para participar do ENEM 2019 é preciso os estudantes que esteja dentro de alguns requisitos, são eles:

  • Estar cursando ou ter concluído o ensino médio (caso queira participar de algum programa educacional do Governo Federal, como Sisu, Prouni e FIES);
  • Ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e carteira de identidade;
  • Ter residência fixa;
  • Pagar a taxa de inscrição (ou também solicitar a isenção ENEM 2019 dentro do prazo, caso estejam cursando o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista integral.

Data do ENEM 2019

O INEP ainda não divulgou a data do ENEM 2019. Mas, como é um ano eleitoral, o exame também deverá ser no mês de novembro. Portanto é recomendado que fique atento à data de início das inscrições por meio dos sites de notícias e também redes sociais do Ministério de Educação. Já o período de inscrição deve começar no início do mês, geralmente na primeira semana. O período de inscrição é de duas semanas.


Taxa de Inscrição ENEM 2019

Taxa de Inscrição ENEM 2019

A inscrição do ENEM deverá ser realizada pelo estudante em maio de 2019. Caso o estudante esteja cursando o ensino médio em escola pública, terá isenção na taxa de participação do ENEM. Caso contrário, deverá pagar uma taxa de R$ 83,00.

Caso tenha direito à isenção da taxa de inscrição ENEM 2019, o estudante deverá informar no ato da inscrição, para receber o benefício. Ao final da inscrição, será emitida a GRU de pagamento, que deverá ser quitada antes da data de vencimento, para efetivar a inscrição do aluno.

Atenção: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) adverte que, sob nenhuma condição, efetua a devolução da taxa de inscrição do ENEM. Caso o estudante desista do exame, por exemplo, não terá direito a receber seu dinheiro de volta.


Cartão de Confirmação do ENEM

Inscrição ENEM 2019O cartão de confirmação da inscrição do ENEM 2019 estará disponível para o estudante na página do participante pelo portal do INEP, e também no aplicativo do ENEM.

No cartão estão informados as datas, horários e locais de prova para realização do exame, bem como as instruções para o dia da prova. O MEC orienta os estudantes a levarem esse documento junto, no dia do exame, pois ele contém as seguintes informações, vitais para participar do exame:

  • Local de prova do ENEM 2019;
  • Data e Horário da prova;
  • Número de inscrição ENEM 2019;
  • Opção da língua estrangeira;
  • Indicação de atendimento especializado (se for o caso).

Para imprimir o cartão de atendimento, é necessário apenas ter em mãos o número do CPF e a senha do participante.


Como Recuperar a Senha do INEP

Para conseguir recuperar a senha usada no Portal INEP durante a inscrição enem 2019, é importante que o estudante tenha cadastrado celular e/ou e-mail no ato da inscrição. Para recuperar, basta seguir os passos indicados abaixo:

  • Acesse a página do participante, por esse link;
  • Digite o número do CPF e resolva o desafio da imagem;
  • Clique no botão “esqueci minha senha”;
  • Confirme o seu número de celular ou e-mail;
  • Use o código enviado para acessar a página do participante;
  • Altere a senha.

Nota do ENEM 2019

Data de Inscrição ENEMA nota do enem 2019 é composta da nota da redação e do exame objetivo, cada um valendo 1000 pontos. Ambos os exames, redação e objetivo, são avaliados dentro de 4 critérios estabelecidos pelo Governo Federal para avaliação dos estudantes:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Avalia as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Avalia as disciplinas de Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Avalia as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (que pode ser Inglês ou Espanhol, fica a critério do aluno), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas Tecnologias: Avalia as disciplinas de Geometria e álgebra que são as duas grandes vertentes da matemática.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *